NORMAS PARA DEBATE DO GRÊMIO ESTUDANTIL


EDITAL Nº 02 de 2013

            A Comissão Eleitoral no uso de suas atribuições promove um debate entre as chapas candidatas à diretoria do Grêmio Estudantil da Escola Frei Manoel Philippi, sendo organizado conforme as determinações abaixo.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O debate eleitoral será realizado entre as chapas devidamente inscritas: Chapa Dedicação (51) e Chapa Integração (66).

1.2 O debate será aberto à presença de toda a comunidade escolar.

1.3. O debate será realizado às 18h45min do dia 13 de maio de 2013, no auditório da E. E. B. Frei Manoel Philippi.

2. DA COMPOSIÇÃO DA MESA DO DEBATE

2.1. A mesa será composta por no máximo 04 (quatro) membros de cada chapa e mais 03 (três) membros da comissão eleitoral, responsáveis pela condução do debate.

2.2. Cada chapa poderá, a seu critério, escolher os membros que participarão do debate. O único candidato cuja participação é OBRIGATÓRIA é o candidato a presidente.

2.3. Até no máximo às 12h00min do dia 13 de maio de 2013, as chapas participantes devem encaminhar à presidente da Comissão Eleitoral, Luana Abreu, os nomes e respectivos cargos dos candidatos que participarão do debate.

2.4. Os membros das chapas deverão estar no auditório da E.E.B. Frei Manoel Philippi mais tardar às 18h20min do dia 13/05.

2.5. Após as formalidades iniciais, que contarão com o Hino Nacional, será solicitado a todos os membros das respectivas chapas que se apresentem, dizendo o nome, a idade, a série em que estudam e o cargo ao qual concorrem.

2.6. Realizada a apresentação, a presidente da Comissão Eleitoral chamará os membros indicados pelas chapas para tomarem assento no palco do auditório.

3. DAS NORMAS DO DEBATE

3.1. No primeiro momento do debate cada candidato a presidente do Grêmio deverá, em um prazo máximo de dois minutos, justificar por que decidiu se candidatar à presidência do grêmio estudantil da E.E.B. Frei Manoel Philippi. Será efetuado um sorteio para indicar qual candidato responderá primeiro. A ordem estabelecida valerá para todo o debate.

3.2. Após a fala dos candidatos serão retiradas, de uma urna, alternadamente, três (03) perguntas para cada chapa. Na urna constam onze (11) perguntas elaboradas pelos membros da Comissão Eleitoral e todas se referem a questões relativas às atividades de Grêmios Estudantis. A pergunta deverá ser respondida por apenas um membro da chapa, que poderá ser escolhido após breve conversa entre os candidatos, num um prazo máximo de três (03) minutos.

3.3. Posteriormente, ao público será cedido espaço para questionar as chapas, sendo que cada chapa terá um tempo total de seis (6) minutos (respondendo quantas perguntas forem possíveis nesse tempo). Os candidatos que estiverem no palco podem chamar para realizar a resposta algum membro da chapa que se encontre no público.

3.4. A seguir o debate se encaminhará para as perguntas entre as chapas, que acontecerão da seguinte maneira:

3.4.1. Cada chapa terá o máximo de quatro (04) perguntas para fazer a sua concorrente. 

3.4.2. A réplica poderá ser efetuada em um tempo máximo de um (01) minuto.

3.4.3. O direito a tréplica será de um (01) minuto.

3.5. Em todas as perguntas e respostas, o tempo será controlado por um membro da Comissão Eleitoral. O microfone será cortado caso os candidatos extrapolem o tempo limite.

3.6. O final do debate um membro de cada chapa, a ser definido pelos próprios candidatos, deverá emitir as últimas palavras em nome da chapa defendendo os motivos para serem votados e convocando os eleitores para o dia seguinte.

3.7. Não serão permitidas perguntas que não se refiram apenas ao convívio no espaço escolar. Além disso, não será permitido o uso de agressões pessoais, palavras de baixo calão (palavrões) nem provocações de qualquer natureza.

4. DISPOSIÇÕES FINAIS

4.1. Os casos omissos não contemplados por este edital serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.

4.2. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Imbuia, 09 de maio de 2013.


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