“Ser diferente, fazer diferente para aprender com a diferença.”
Semana do Excepcional – 22 a 28 de agosto
As professoras da 4ª. Série 2, Maria Regina dos Santos e Tuane dos Santos, realizaram um planejamento diferenciado para a Semana do Excepcional, cujo tema foi: “Ser diferente, fazer diferente para aprender com a diferença.” O principal objetivo era desenvolver hábitos de solidariedade e convivência com a sociedade, respeitando as diferenças.
A segunda professora “Tuane”, assumiu o papel de professora titular, iniciando a aula com um cartaz com a seguinte frase: “Ser criança é ter a liberdade de fazer uma porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças.” Depois de fazer a leitura da frase foi conversado com os alunos sobre a aluna da classe, portadora de autismo atípico e deficiência mental. Aproveitou-se o momento para trabalhar sobre os direitos e deveres das crianças, através do texto “Declaração Universal dos Direitos da Criança”.
Os alunos refletiram sobre a frase “ Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e aos pouquinhos, aprender a ler o mundo”, através da produção de um desenho.
Nos desenhos, os alunos representaram como poderiam colaborar, para incluir o aluno portador de deficiência, no espaço escolar. Eles foram expostos num mural confeccionado pelas professoras e alunos.
Para finalizar a aula, a 4ª. Série 2 teve a oportunidade de assistir ao filme “Seu nome é Jonas”, e também cantar a música: “O sapo não lava o pé”, canção memorizada pela aluna portadora de deficiência. As professoras e os alunos sentiram-se realizados com esta aula diferente e enriquecedora.
“Foi muito gratificante poder estar vendo a realidade por outro ângulo”. (Professora Tuane dos Santos)
Parabéns às professoras e alunos da 4ª. Série por este maravilhoso trabalho!
As professoras da 4ª. Série 2, Maria Regina dos Santos e Tuane dos Santos, realizaram um planejamento diferenciado para a Semana do Excepcional, cujo tema foi: “Ser diferente, fazer diferente para aprender com a diferença.” O principal objetivo era desenvolver hábitos de solidariedade e convivência com a sociedade, respeitando as diferenças.
A segunda professora “Tuane”, assumiu o papel de professora titular, iniciando a aula com um cartaz com a seguinte frase: “Ser criança é ter a liberdade de fazer uma porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças.” Depois de fazer a leitura da frase foi conversado com os alunos sobre a aluna da classe, portadora de autismo atípico e deficiência mental. Aproveitou-se o momento para trabalhar sobre os direitos e deveres das crianças, através do texto “Declaração Universal dos Direitos da Criança”.
Os alunos refletiram sobre a frase “ Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e aos pouquinhos, aprender a ler o mundo”, através da produção de um desenho.
Nos desenhos, os alunos representaram como poderiam colaborar, para incluir o aluno portador de deficiência, no espaço escolar. Eles foram expostos num mural confeccionado pelas professoras e alunos.
Para finalizar a aula, a 4ª. Série 2 teve a oportunidade de assistir ao filme “Seu nome é Jonas”, e também cantar a música: “O sapo não lava o pé”, canção memorizada pela aluna portadora de deficiência. As professoras e os alunos sentiram-se realizados com esta aula diferente e enriquecedora.
“Foi muito gratificante poder estar vendo a realidade por outro ângulo”. (Professora Tuane dos Santos)
Parabéns às professoras e alunos da 4ª. Série por este maravilhoso trabalho!
0 Response to "“Ser diferente, fazer diferente para aprender com a diferença.”"
Postar um comentário