Em 1942, as primeiras famílias de colonizadores que chegaram ao município de Imbuia, abriram uma pequena escola, que funcionava na sacristia da igreja local. Chamava-se Escolas Reunidas Professor Benevenuto Gonçalves da Silva, tendo como primeiro diretor Osvaldo Pereira. Em 1966 passou a se chamar Grupo Escolar Frei Manoel Philippi. Nessa época, havia três salas de aula, uma pequena sala que servia como gabinete do diretor, uma cozinha e dois sanitários. Usava-se água de poço comum, retirada com bomba manual. O pátio era cercado de arame farpado e, em seu interior, havia velhas árvores de bracatinga e alguns troncos caídos.
Trinta anos após sua criação, em 1972, o grupo escolar é transformado em escola básica. Foram construídas novas salas e passou a atender cinco turmas de 1º grau (ensino fundamental). Em 1986 foi aprovado o funcionamento do 2º grau (ensino médio), sendo assim, a escola passou a denominar-se Colégio Estadual, em 2000, Escola de Educação Fundamental. Atualmente denomina-se Escola de Educação Básica Frei Manoel Philippi.
Em uma aula de Ensino Religioso os alunos do 4º ano I e II da professora Lisiana fizeram dois tipos de dramatização: A história do jeito que Jesus contou (Parábola do Bom Samaritano Lc. 10, 25-37), e um fato de hoje, em que as pessoas tenham um comportamento parecido com o dos personagens da parábola.
Na aula o tema, estudado foi: Quem sabe se tornar próximo? O objetivo foi refletir sobre a necessidade de socorrer os que não têm outra maneira de atender a uma necessidade básica.
(Lc. 10, 36 e 37) Quem destes três parece ter-se tornado o próximo daquele que caiu em poder dos ladrões? Ele respondeu: “Quem usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze tu o mesmo!”
O átomo é a menor partícula que caracteriza um elemento químico. Para se ter uma idéia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles.
Os gregos antigos foram os primeiros, a saber, que a matéria é formada por tais partículas, as quais chamaram de átomo, que significa indivisível. Os átomos, porém são compostos de partículas menores: os prótons, os nêutrons e os elétrons. No átomo, os elétrons orbitam no núcleo, que contém prótons e nêutrons
E depois de muito estudo para entender melhor como é formado o átomo os alunos das .... séries construíram diferentes modelos atômicos utilizando diversos materiais. Eles foram muito ousados e criativos, realizando um ótimo trabalho.
Parabéns aos alunos e a professora Rosangela pela inovação.
Os alunos do 3º Ano I do Ensino Médio, fizeram em parceria com a professora Maristela Kreush, na disciplina de Artes, um trabalho sobre o "Folclore".
Os alunos tiveram a liberdade de escolher qualquer manifestação do folcore popular para representar atrevés de um desenho. Podendo ser um personagem, uma cantiga de roda, cantiga de ninar, brincadeiras e até danças folclóricas.
Usando a criatividade, representaram um pouco do nosso folclore que é tão vasto e bonito. Cada um tentou mostrar da sua forma um pouco da nossa cultura,pois são manisfestações e histórias que são passadas de geração em geração, e que até hoje encantam muitas pessoas.
Os estudantes da 6ª série IV foram responsáveis pela fila no dia 15 de agosto e lembraram o Dia dos Pais e Dia do Estudante.
As alunas: Jaqueline, Nádia, Pâmela, Tais e Katelem declamaram poesias com títulos “Estudante”, “Ser Estudante é”..., “Pai nosso para os dias de hoje”.
E também os alunos do Projeto José Schlickmann do município de Imbuia apresentaram um Poupurri em homenagem aos estudantes pela passagem do seu dia.
Professoras responsáveis
Áurea Lúcia Sezerino
Maristela A. H. Boing
A professora Marisa Fermino, desenvolveu um trabalho na disciplina de língua portuguesa com os alunos das 8ª séries com o tema “Jovens Hoje!”. Onde o objetivo foi discutir o lugar do jovem na sociedade em que vive e o problema que enfrenta;
Assim os alunos analisaram e produziram o gênero oral (mesa redonda) e escrito (artigo), a partir das discussões, leituras e entrevista.
Os temas abordados foram: “Ponto de vista sobre o campo de batalha”, “Lado bom” e “Gravidez na adolescência”, sendo assim, desenvolvidos artigos de opinião; Mesa Redonda; Entrevista; Gráficos.
Veja uma breve amostra do sucesso que foi o trabalho.
Mesa Redonda.
Gráficos.
Artigo.
Assuntos que a cada dia estão mais claros em nossa sociedade
Os jovens, em nossos dias atuais só erram se quiser, pois vivem recebendo informações sobre como agir devidamente. Um exemplo que posso citar: Hoje no mundo está clara a questão da gravidez; Por incrível que pareça, ainda existem muitas adolescentes perdendo sua juventude por causa de um filho, enfim, por não porem em prática as informações que receberam. O assunto em pauta, a cada dia que passa está sendo mais discutido, relatado, entre as jovens e os jovens. Esse e outros exemplos serão citados no decorrer do texto.
Infelizmente, a relação sexual está começando cada vez mais cedo, por isso, os jovens recebem várias informações sobre o assunto em pauta, mas não põem em prática. Um exemplo, como se eu tivesse cometido um erro: Vejo as minhas amigas começarem namorar, com isso, também começo. Depois de um tempo de namoro, começo a ter relações sexuais com meu namorado e por acidente fico grávida; Na verdade, por não usar preservativo. Ainda estou estudando, mas começa as necessidades de ir ao médico, enxoval para a criança e, como fica o estudo? O bebê nasce e o tempo tem que ser divido entre o nenêm, o estudo e o pai da criança. O estudo fica de lado. Onde vão parar meus planos para o futuro? Se eu não engravidasse, teria tempo para estudar e trabalhar, tendo um pai para me ajudar, enfim, tudo seria mais fácil. Eu poderia ter evitado tudo isso se tivesse tirado proveito das informações que ganhava. Esse exemplo serve para nos mostrar que os jovens atuais só erram se quiserem, já que informação há que chega. Então, analise e pense quando for tomar alguma atitude, por uma medida simples, você pode não precisar viver à custa de assistência social ou governamental.
Nós olhamos para o nosso século, o que nos aponta? Individualismo, isso que nós vemos quando olhamos para o século que estamos; a cada dia os jovens se tornam mais individualistas. Os jovens se tornam individualistas sem perceberem, às vezes, tentando ganhar novas amizades, como: bate-papos na internet, acabam deixando o jovem individualista. Mas por que acaba deixando o jovem individualista, já que ele está conhecendo pessoas novas? Aí vem a questão, pois eles não têm um encontro cara a cara com a pessoa e, acabam se distanciando das amizades que conquistaram por quererem conquistar outras. Por o individualismo ser um ponto negativo, pensamos que é formado apenas por aspectos ruins; Não é bem assim, também tem seus aspectos bons, como: A visão mais humana da vida; O reconhecimento da responsabilidade e a força interior que impulsiona o jovem para buscar seus objetivos. Enfim, os jovens têm que tomar cuidado com suas atitudes, para não se tornarem individualistas.
Entre os vários esportes que existem, se destaca o futebol, que proporciona várias oportunidades. Para ser um jogador de futebol, não se destaca o dinheiro e sim, o talento. Muitos jovens pobres se tornaram grandes jogadores, pois ganharam oportunidade, mas porque ganharam oportunidade? Porque esses jovens nasceram com talento, por esse motivo e também por batalharem. O jovem que pensa em ser um jogador de futebol não deve desistir e sim, persistir, batalhar. Veja bem, caso você chegar ao topo, não se deixe levar pelo que a mídia fala e nem se meta em escândalos, como o jogador Bruno e o jogador Ronaldo.
O que os jovens estudam na escola, é apenas um degrau, é claro, para aqueles que pensam em alcançar um objetivo. Quanto mais eles estudam, o futuro estará mais garantido. Aquela pessoa que se esforça na escola, faz uma faculdade, terá um trabalho bom. Já aquela pessoa que não está nem aí com o estudo, só vai à escola por obrigação, não vai se dar bem no futuro. O estudo está ligado com o trabalho, pois quanto mais estuda, melhor será sua profissão. Hoje, é proibido o jovem começar trabalhar antes de certa idade, com isso os jovens malandros aproveitam. Mas não seja um desses jovens e sim, como aqueles que não trabalham para se esforçar mais nos estudos.
A cada ano, os estilos dos jovens mudam. Às vezes, prevalece a cor rosa, outras vezes a cor preta e assim por diante. Ultimamente, o estilo mais comum é de Justin Bieber e Luan Santana, tanto na roupa quanto nos penteados do cabelo. São raros os jovens que têm seu estilo próprio, pois, a maioria dos jovens usam ou tentam usar o que os outros usam. Muitas vezes, os jovens não andam no estilo dos outros, por isso, em alguns casos é mantido de lado e pode até sofrer “bullying”.
Um assunto muito comum entre os jovens, a música. Escutar música é uma coisa muito frequente na vida dos jovens, tanto no rádio quanto em outros lugares. Hoje, as letras das músicas não são consideradas de tanto sentido tanto para os músicos quanto para os jovens e sim, os gestos. Antigamente as músicas tinham mais sentido e clareza, já hoje, não é assim. Das músicas que os jovens escutam, devem pegar apenas as partes boas, se tiver; Infelizmente, as músicas cantadas atualmente não têm muito proveito para tirar. Atualmente, para os cantores também o que importa é apenas o dinheiro, fama.
Em nossa sociedade, através dos meios de comunicação vimos e ouvimos, daí é claro, sabermos o que é certo e o que é errado entre tudo aquilo que nos rodeia, não bastando somente sermos inteligentes, mas acima disto sermos sábios. Meu ponto de vista não quer dizer que somos privados de liberdades, é que nossa liberdade de direito, nos dá o entendimento que devemos entendimento saber escolher o melhor pra nossa vida e para isso devemos, mesmo que cedo, saber através do nosso início, se preparar para o futuro através dos assuntos que a cada dia estão mais claros em nossa sociedade.